terça-feira, 8 de março de 2016

Depoimento da Tia Jac


Deixei para postar hoje porque quero Parabenizar você pelo seu aniversário, que Deus te conceda muitos anos de vida... E quero dizer que tenho você como referência profissional. Parabéns Tia Jac!!!



        Fico triste quando ouço de colegas de profissão que só é professora por causa do salário... estão enterrando a educação do nosso país. Mais triste ainda quando ouço que escolheram o curso porque é mais barato ou porque não tem matemática. O ensino do nosso país tem muito a mudar, a evoluir, e infelizmente por causa dessas pessoas, essa evolução está estagnada. Mas me sinto realizada quando encontro colegas que cursam Pedagogia e trabalham na área porque quer o melhor para cada aluno e nosso país.
Meu depoimento sobre minha profissão.

        Sabe aquela pergunta clássica que fazem às crianças “o que você quer ser quando crescer?”. Pois é, a minha resposta era sempre a mesma “professora!”, mesmo quando as pessoas me diziam que eu seria pobre e mau paga, meu objetivo era ser professora.
        Meu sonho era fazer Magistério, mas minha mãe me matriculou numa escola onde o único curso técnico era Processamento de Dados. Fiz o curso, estágio, detestei, mas ficando com o lado bom de me virar super bem no computador. Trabalhei como secretária, office girl, manicure, depiladora, assistente, zeladora... nunca me encontrei em nenhuma dessas opções. Só me realizava nas igrejas por onde passei como professora de EBD, EBF, diretora de departamento infantil e por aí vai.
        Em 2010, no fundo do poço graças à depressão, fui aconselhada pela psicóloga a praticar alguma coisa para preencher a minha mente. Surgiu a oportunidade de cursar Pedagogia. Sinceramente, achei que não conseguiria: 11 anos sem pegar em livros, trabalhando em um serviço frustrante, sofrendo constantemente assédio moral e com um bebê de 2 anos e os outros dois filhos de 6 e 8 anos. Mas segui com a cara e a coragem, mesmo tendo parentes falando que eu não seguiria até o fim do curso.
        Na minha primeira aula do curso de Pedagogia, eu achei que concluiria meu curso com todas as minhas dúvidas sanadas. Que quando eu concluísse, ao lecionar, entraria na sala, trabalharia os conteúdos e iria para casa feliz da vida. Conclui o curso no final de 2014 com mais dúvidas, porém com sede de continuar aprendendo. Durante todo o curso, tudo contribuía para a confirmação do meu desejo e escolha: ser professora!
        Como estagiária passei por todas as turmas da Educação Infantil e apenas o 1º ano do fundamental. Meus olhos brilharam em acompanhar a turma do 1º ano, amo a alfabetização! Mas a auxiliar não tem tanto trabalho como a professora regente: trabalhava as 6 horas no CMEI ou escola, ia pra casa descansar e pronto. Minha vida deu um giro total quando me tornei regente.
        Só estava na minha cabeça aquela sala de alunos quietos, fazendo as atividades e aprendendo de boa. Ah... aquelas reclamações que eu escutava das minhas colegas de profissão eram verdade! Os alunos são hiperativos, todos querem falar na mesma hora, nem todos obedecem as regras, pais que querem interferir no nosso trabalho. Tem dias que as aulas são estressantes, perco tempo acalmando os ânimos da turma e quando a aula está caminhando numa boa, ou é hora do intervalo ou hora de ir embora. Mas tem dias que tudo flui, mesmo com alguns obstáculos.
      
  Desde que me tornei regente, nunca mais soube o que é chegar em casa e descansar... muitas vezes continuo trabalhando, pesquisando novas atividades, preparando lições de casa e por aí vai. Porém, não me arrependo nenhum pouco da minha escolha. Eu sei que a Pedagogia para mim é vocação além da profissão. Lembro em todos os momentos dos professores que me marcaram e sigo adiante, querendo transformar as vidas da mesma forma que a minha foi.
        Sou regente do 1º ano e Deus tem me abençoado todos os dias em realizar meu sonho. Não é fácil, mas vale cada esforço, cada minuto trabalhado. Eu amo ser professora!


 Jacqueline Bagistério Bueno

Professora Jac Bagis 
Professora do 1º ano e de projetos na Escola Fonte do Saber de Campo Mourão/PR
Professora de Juniores da Primeira Igreja Batista
de Campo Mourão/PR
Blogueira do ProfªJacBagis e FFF na Dukan  




2 comentários: